Assembléia Geral Ordinária do Regional Sul 1 – Presidente Prudente – SP – 14 a 16/03/2014

Amigos do laicato da nossa Região Brasilândia.

É com imenso prazer que compartilhamos com vocês nossa experiência na participação da última Assembléia Geral Ordinária do Regional Sul 1, em Presidente Prudente, neste fim de semana de 14 a 16/03/2014.

Em primeiro lugar colocar que esta Assembléia foi fruto da reflexão, dos participantes da última reunião ampliada das Coordenações e da Executiva do Regional Sul 1, em Julho de 2013 em Araras, que sentiram a necessidade de mudar o rumo da caminhada e procurar aproximar o Conselho de Leigos das Pastorais, Movimentos e das Dioceses onde são realizadas as suas respectivas Assembléias anuais.

Com este objetivo foi decidido em plenária na última Assembléia Geral Ordinária em Novembro que a primeira AGO de 2014 seria realizada na Diocese de Presidente Prudente, que prontamente aceitou este desafio com a anuência do Bispo Diocesano e dos Movimentos e Pastorais da Diocese.

Apesar da distância, a escolha daquela região, foi significativa uma vez que o Pontal do Paranapanema continua sendo uma das mais complicadas regiões do Brasil na questão da posse da terra, com inúmeros conflitos agrários e assentamentos, fazendo daquela área pólo de mobilização e luta pela reforma agrária. Aliado a isso tivemos a temática da AGO FÉ e COMPROMISSO POLÍTICO, atendendo o apelo urgente feito pelo papa Francisco: “é dever do cristão envolver-se na política”.

Esta Assembléia também marca um novo momento do Regional Sul 1 que, através de nova metodologia de trabalho, procurou inovar em sua dinâmica de realização levando os delegados a uma aproximação com os membros da Diocese acolhedora, o povo, as pastorais e os movimentos locais. O resultado foi uma experiência inovadora e gratificante! Presidente Prudente está de parabéns pela acolhida, simpatia e organização em nos receber. Agradecemos todo o empenho e carinho dedicado a nós pelos casais do ECC Diocesano que não mediram esforços para tornarem nossa estadia a melhor possível, da Diocese local que colocou todos os recursos materiais e humanos para a realização do encontro e da abertura e apoio de Dom Benedito, Bispo da Diocese de Presidente Prudente, que nos acolheu com alegria e simpatia.

Como resultado prático dos trabalhos fica esta nova experiência de modelo de realização de uma Assembléia como também dos objetivos lá elencados para a nossa missão junto às nossas Dioceses. 1º) A partir da reflexão da nossa responsabilidade e compromisso como cristãos, diante da política e suas implicações a partir do anúncio do evangelho, olhar para a nossa realidade diocesana e buscar meios que instrumentalizem a mobilização da população no engajamento político e nas lutas sociais. 2º) Não desanimar na luta pelo engajamento político das comunidades e continuar na luta para que a política seja “prática de liberdade e evangelização”. 3º) Engajamento na luta pela coleta de assinaturas do Plano de Iniciativa Popular pela Reforma do Sistema Político e acompanhamento no processo de instituição de uma Constituinte Exclusiva para a reforma política que vem tomando força em contrapartida ao Projeto de Iniciativa Popular pela Reforma do Sistema Político.

Desta forma acreditamos que os resultados desta Assembléia foram muito positivos e de lá trouxemos para as nossas dioceses um rico trabalho de reflexão e indicativos de caminhos para que possamos alcançar nossos objetivos.

Que Nossa Senhora Mãe Aparecida, Padroeira do Brasil, nos abençoe e nos guie em nossa caminhada de fé.

 

Comissão Ampliada de Coordenação

CNLB – Região Episcopal Brasilândia     

Março de 2014               

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s