CONSELHO DE LEIGOS DA REGIÃO EPISCOPAL BRASILÂNDIA

Amigos do laicato da nossa Região Episcopal Brasilândia.

Neste início de ano que já vai transcorrendo desejamos a todos um ano cheio de paz, amor, saúde e alegrias e, sobretudo, muita luta e coragem para continuar a nossa caminhada na construção do Reino De Deus. Virando mais uma página de nossa história, podemos ver que caminhamos rumo ao nosso objetivo, mas, muito ainda tem que ser realizado. Desde o início da nossa caminhada como Grupo de Articulação até a criação do Conselho de Leigos aqui na nossa região obtivemos algumas conquistas significantes e um avanço em nossa conscientização do nosso papel na Igreja e no mundo.

Pudemos constatar neste período de caminhada que o percurso não é fácil, exigindo de nossa parte coragem e comprometimento com a nossa luta e nossos princípios. Se por um lado pudemos perceber que há dificuldade, como não poderia ser diferente quando se tratam de envolvimento, conscientização e comprometimento a partir da proposta de Jesus no Evangelho, tivemos a alegria de contar com a colaboração de muitos que acreditaram e incentivaram nosso trabalho.

Se ainda não conseguimos alavancar a nossa participação nos diversos segmentos e movimentos do laicato em nossa região, conseguimos com o apoio de Dom Milton, e de muitos leigos e leigas, estabelecer a nossa participação e representatividades efetivas nestes dois últimos anos, no CLASP e no CNLB Regional Sul 1, inclusive com a eleição de dois integrantes do nosso Conselho na Diretoria do CLASP na última AGO (Assembléia Geral Ordinária) em Junho de 2013. Parte das atividades de representação são as participações nas Assembléias Ordinárias no Regional Sul 1 e nas reuniões do CLASP e da equipe de Formação do CLASP onde temos dois representantes.

Apoio importante, que nos possibilitou uma experiência nova e muito interessante, foi o espaço cedido ao CNLB Brasilândia pelo pessoal da PASCOM e Rádio Cantareira que nos abriu uma porta importante para divulgação do nosso trabalho e das idéias do CNLB dando-nos maior visibilidade. Por meio dos integrantes da Coordenação Ampliada do CNLB Brasilândia participamos de vários programas da grade da Rádio Cantareira, no Programa Espaço das Comunidades, que vai ao ar todas as Terças-Feiras as 18h00. Neste espaço tivemos a oportunidade de discutirmos alguns assuntos pertinentes ao laicato e à sua atuação na sociedade e na Igreja. Nosso muito obrigado ao Padre Cilto, Juçara e Anderson pelo apoio e incentivo nesta nova experiência para nós leigos e leigas da Região Brasilândia.

Em meados de Novembro em nossa AGO realizada no Setor SJO, com a presença de leigos dos setores, pastorais e movimentos, reiteramos a permanência, agora por três anos, da Comissão Provisória eleita na AGO de Março de 2013 quando da criação do CNLB Brasilândia. Na oportunidade aprofundamos o estudo do documento do Vaticano II, Lumen Gentium, conforme proposta do 12º Plano de Pastoral da Arquidiocese de São Paulo para o ano de 2013 e Plano Quadrienal do CLASP 2013-2016.

Nossa meta para este ano é intensificar a nossa participação no CLASP e no Regional SUL 1, garantindo assim nossa participação e representatividade tanto nas Assembléias como nas formações e encontros promovidos pelo CLASP e pelo Regional SUL 1. Procurar também aperfeiçoar e abrir a participação nos programas da Rádio Cantareira para os demais movimentos e pastorais a fim de divulgarmos a participação e o trabalho do laicato na região.

Outra questão importante para 2014 é a nossa participação na articulação das Pastorais Sociais da Região Brasilândia, onde junto com as demais lideranças das Pastorais Sociais e demais Movimentos de Luta e Participação, reafirmamos nossa condição de leigos e leigas, e nosso protagonismo numa Igreja crítica e participativa em diálogo com as demais denominações religiosas na busca do diálogo e do fortalecimento de nossas comunidades.

Finalmente salientamos nosso desejo de, por meios das mídias sociais, como fazemos agora neste blog, abrirmos espaço para a participação dos que puderem nos ajudar enriquecendo o debate para uma conscientização cada vez maior dos leigos e leigas de nossas comunidades.

Colocando nosso trabalho e nossa luta nas mãos de Nossa Mãe Aparecida, rogamos a Deus que nos conceda a força do Espírito Santo e a Graça do Amor de Seu Filho Jesus.

Grande abraço a todos e fiquem com Deus.

Contribuições de matérias favor enviarem para o e-mail:

falajuventude@ig.com.br

Coordenação Ampliada do CNLB Brasilândia – 01/14         

Anúncios

6 pensamentos sobre “CONSELHO DE LEIGOS DA REGIÃO EPISCOPAL BRASILÂNDIA

  1. Edson G P O Silva disse:

    Parabéns ao CNLB Brasilândia pelo blog e pelo empenho na articulação do laicato! Vamos em frente!

  2. José Nunes disse:

    Um ótimo texto amigos do CNLB Brasilândia! Peço licença de corrigir: acredito que quis se referir ao 11º Plano de Pastoral! Uma proposta: fazer contato também com a Rádio Nove de Julho que é mais acessível ao nosso público católico. Não só da Brasilândia, mas também do Brasil. Um abraço e estamos juntos!

  3. Dilson Moreira disse:

    Abraço amigo! Obrigado pelo contato e contamos com sua força. Mantemos contato com a Rádio 9 de JUlho via Juçara da PASCOM e Rádio Cantareira. Por enquanto ainda não obtivemos sucesso. Quem sabe no futuro. Abraço.

  4. Estou feliz pelo blog e espero que seja divulgado e acima de tudo acompanhado pela população da “Brasa”. Tenho grande espectativa que continuem postando materiais como os que foram colocados. São de alto valor e conteúdo. Parabéns!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s